MIRRORCITIES - LISBOA.TOKYO
[English version below]
O mirrorcities nasceu da vontade de continuar as nossas colaborações quando uma de nós regressou ao Japão para desenvolver uma pesquisa com o apoio da Fundação Oriente.
A ideia do projecto era muito simples: cada uma tiraria uma fotografia na sua cidade sobre um tema específico e todos os dias publicaríamos essas duas imagens num blogue. Procurávamos então apenas manter um contacto diário, habituadas que estávamos ao convívio quotidiano das mesas partilhadas do atelier. A procura das imagens quotidianas obrigou-nos a desenvolver um olhar atento aos pequenos pormenores que melhor retratassem a vivência de cada uma das cidades. Para ambas tornou-se um exercício diário e estimulante, que nos levou a descobrir aspectos destas duas cidades que ambas conhecíamos e adorávamos.
O blogue começou a ultrapassar a nossa esfera meramente pessoal, tendo sido surpreendidas pela muito boa recepção desta ideia junto de amigos e desconhecidos que foram encontrando o nosso site. Gostámos de sentir que as imagens diziam algo a todos os que nos visitavam.
O projecto manteve-se durante cerca de 5 meses, perfazendo um total de 150 dípticos, mas o fim estava anunciado com a conclusão da estadia da correspondente de Tóquio.
E o que mostram estas fotografias? Antes de mais, dois olhares profundamente pessoais e indissociáveis da personalidade de cada uma de nós. De nenhuma das cidades se procurou obter um retrato fiel, ou realista mas antes impressionista e particular. E, no entanto, a abrangência dos temas diários permitiu criar uma imagem paralela destas duas cidades em pontos opostos do globo, nos seus contrastes e nas suas semelhanças.
Que semelhanças há entre Lisboa e Tóquio? Que diferenças?
Lisboa e Tóquio talvez sejam semelhantes quando se usa o metro, quando nos sentamos num banco ao ar livre, quando se olha para um menu exposto junto à entrada de um restaurante informal, quando compramos algo numa lojinha de bairro, quando se observam as crianças com os seus bibes ou as suas fardas escolares azuis, nas suas brincadeiras, o ambiente cultural dos museus, o intricado dos fios eléctricos imprescindíveis, os casais passeando de mão dada.
Mas Lisboa e Tóquio são diferentes no modo de fazer publicidade, no uso do espaço de dormir, nas tradições ligadas ao vestuário, nos materiais de construção das habitações, no modo como se come e o que se come, nos costumes tão díspares como o descalçar dos sapatos, nos espaços religiosos e nas respectivas tradições e cerimónias como o casamento.
Há semelhanças afectivas, como os corvos, que se transformaram no símbolo da cidade de Lisboa e são uma presença constante nos jardins de Tóquio.
São também semelhantes a alegria dos dias de lazer junto à água, tanto nas nossas praias de areia branca como nos passeios de barco sob as árvores em flor, ou os tapetes de flores no chão, branco rosado de cerejeira em Tóquio e lilás de jacarandá em Lisboa.
Tóquio tem a imagem de uma cidade ultramoderna, em constante mutação, ao contrário de Lisboa, que espelha ainda uma aura histórica e tradicional. Mas ambas não se podem reduzir a uma caracterização tão simplista: enquanto na capital japonesa ainda são visíveis costumes e tradições herdadas de uma cultura muito forte e milenar, Lisboa, por seu lado, abre-se cada vez mais para o futuro.
Nesta reflexão fotográfica sobre o dia-a-dia destas cidades geograficamente tão distantes destacam-se sobretudo os muitos elementos do quotidiano que nos são comuns. Mas as diferenças existem, e este confronto é enriquecedor, pois permite-nos, em simultâneo, questionar, definir e alargar os horizontes do “nosso”mundo.
Para nós, o mirrorcities é fundamentalmente uma celebração da riqueza visual das duas cidades e da nossa amizade.
Sara Lopes Godinho & Patrícia Chorão Ramalho
[EN]
Sara Lopes Godinho & Patrícia Chorão Ramalho
2 comments:
Parabéns pela vossa amizade.Mais parabéns pela vossa viagem fotográfica em espelho. Em pouco tempo fez-me viajar ao mesmo tempo por duas cidades tão distantes.
Uma ideia tão simples com uma concretização tão bem sucedida e um efeito único em quem assiste.
Foi lindo!
Olá,
Vivo em Tóquio há mais de dois anos. Tal como vocês, sou fascinado por esta cidade e país.
A vossa ideia está fantástica e genial... Parabéns!
Se precisarem algo de Tóquio, não hesitem em me contactar.
Cmpts,
Nuno
Post a Comment